10ª Aula – Orando, Jejuando e Planejando

Orando, Jejuando e Planejando

Texto base: Lc 24:47-49; Atos 1:12-14

 

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.” Cl 3:23-24

 

Introdução

Desde cedo aprendi que a vontade de Deus é a engrenagem central que aciona todas as outras da nossa vida (Pv 16.1), e a diferença entre algo que apenas funciona ou flui.
E mesmo a Biblia já alertando para isso, aprendi na prática.
Diversas vezes quis abrir meu próprio caminho, andar da minha maneira, ao invés de escolher o caminho que o Senhor já tinha desenhado, e isso acontece porque desde cedo aprendemos os “caminhos da vida” e achamos que temos o manual que nos ajudará a enfrentar nossos problemas.
Mas quando nos tornamos discípulos, somos gerados espiritualmente e um novo caminho se abre, consequentemente, uma nova forma de viver, que traz novos problemas que devem ser enfrentados de um jeito diferente do que estamos acostumados.
Para isso, Deus nos dá uma nova natureza, novas armas e ferramentas, não só para enfrentar tais adversidades, MAS VENCÊ-LAS.

UTILIZANDO AS FERRAMENTAS

A vida é uma construção, e a soma de aprendizado e experiências cria em nós conceitos que se tornam convicções que passam a dirigir nossa vida. Dessa forma, imaginamos que sabemos como fazer tudo e que temos resposta para todos os conflitos que enfrentamos. 

Assim como eu, tenho certeza que você em algum momento da vida, diante de um problema, ficou sem chão, sem saber o que fazer.

Quando isso acontece sofremos um choque de realidade e a falsa sensação de segurança que tínhamos se evapora. 

E esse conceito é muito forte no discipulado de Jesus, a todo tempo Ele direcionou Seus discípulos a não se apoiarem em suas próprias experiências e que buscassem formas “espirituais” de enfrentar os desafios que surgiriam. 

Em Lucas 8.22-25; 9.10-17 e Mateus 17.14-21, vemos um direcionamento claro do Mestre em apresentar uma nova forma de enfrentar as lutas e com novas ferramentas, e veremos cada uma delas a partir de agora:

ORAÇÃO

Oração – Toda ação na qual a pessoa de forma reverente busca um diálogo com Deus é uma oração. Sentado, ajoelhado, deitado, de pé, diante da situação não importa a posição. Adotamos a oração ajoelhados como padrão por reverência e devoção ao Senhor (Mt 6.6-14).

JEJUM

É o momento onde nos abstemos de alimento (sólido e liquido) por um periodo de tempo, buscando aproximar-nos de Deus elevando nossos pensamentos ao Senhor, nos consagrando (louvando, orando, meditando) Mateus 4.1,2.

ABSORÇÃO BÍBLICA

É a capacidade de absorver os conceitos das Escrituras, isto vai muito além de ler, é internalizar transformando em convicções e padrão de vida. Voce consegue isso lendo, meditando e ouvindo sermões (SI 1.1,2).

ADORAÇÃO 

É o temor a Deus evidenciado pela devoção através do processo de santificação e consagração, tendo como elemento motivador o amor a Deus. Não se limita ao culto, que é uma celebração, mas abrange todas as horas e momentos da vida. (Mt 22.34-40).

RESILIÊNCIA

É a capacidade de resistir às adversidades e momentos de crise. Se desenvolve na crença da soberania de Deus, ou seja, crendo que o Senhor tem o controle de tudo e independente das situações da vida quer o nosso melhor. (Jó 19.25-27)

PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO

Essas ferramentas são indispensáveis à nossa nova natureza em todas as áreas da vida; devemos entender que são elementos que ajudam você a cumprir sua missão, seu propósito de vida. 

Elas são fundamentais no processo de fazer discípulos e precisam ser apontadas constantemente nessa direção (Tg 5.19,20). 

Por isso você precisa alinhá-las e mirar na pessoa que você quer ganhar e discípular para Jesus Cristo. 

Pode parecer algo novo, mas a ideia do Senhor sempre foi que fôssemos intercessores e investíssemos parte do nosso tempo rogando para que pessoas sejam salvas, orando por todas e, principalmente, as que fazem parte do nosso circulo de relacionamentos (Gl 6.9,10; Ez 22.30).

CONCLUSÃO 

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. Logo ao cair, uma delas nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, não conseguiu escapar. 

Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de se debater e afundou. Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz e, por isso, continuou a se debater e a lutar. 

Aos poucos, com tanta agitação, o leite ao seu redor formou uma espuma densa na qual ela subiu. Dali, conseguiu levantar voo e sair do copo. 

Tempos depois, a mesma mosca tenaz, por descuido, caiu em outro copo, desta vez, cheio de água.

Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no devido tempo, se salvasse. 

Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: 

“Tem um canudo ali, nade até lá e suba até a borda do copo.” 

A mosca tenaz respondeu: “Pode deixar que eu já sei como resolver este problema.” 

E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou e morreu. 

Assim é a vida do crente que não entende que a nova natureza traz consigo novas ferramentas, e às vezes fica se debatendo querendo resolver questões espirituais de maneira carnal, seu fim será semelhante, afundará.

 

REFERÊNCIAS

Segunda – Atos 11:19-26

19 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

22 Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

23 Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

26 e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Terça – Mc 16:16-18  

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

Quarta – Atos 17:23-28  

23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

28 ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

Quinta – Jo 4.26-30 

26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

27 Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber? ” ou: “Por que estás conversando com ela? “

28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.

Sexta – Jo 4.26-30; 39-42  

26 Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você”.

27 Naquele momento os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber? ” ou: “Por que estás conversando com ela? “

28 Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo:

29 “Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo? “

30 Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.

 

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”.

40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias.

41 E por causa da sua palavra, muitos outros creram.

42 E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

Sábado – Atos 1:12-14 

12 Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro.

13 Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago.

14 Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

Domingo – Lc 24:47-49

47 e que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações, começando por Jerusalém.

48 Vocês são testemunhas destas coisas.

49 Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade até serem revestidos do poder do alto”.

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

Deixe um comentário

Rolar para cima