11ª Aula – Tudo já está pronto, falta você!

Tudo já está pronto, falta você!

Texto base: Gênesis 50:15-21

 

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” Rm 8:28

 

Introdução

 

Sempre gostei de quebra-cabeças, o desafio de entender o “Todo” partindo de pequenas peças e a alegria de encaixar a última peça ao ver o quadro completo no auge dos meus 12 anos era inigualável.


O sentido desse jogo é juntar as peças que aparentemente não fazem sentido até que todas estejam juntas, e de certa forma isso se assemelha à nossa vida, algumas coisas que vivemos parecem não fazer sentido algum, todavia, quando elas vão se somando, aos poucos formam o quadro geral do nosso propósito.


O lugar que nascemos, nossas características e até mesmo nossas dores, são peças que se encaixam e formam o grande quadro que dá sentido a tudo.


Algumas pessoas passam a vida inteira buscando satisfação em diversas coisas que nunca lhe trarão contentamento, e algumas só conseguem isso no final da vida e têm uma forte sensação de desgosto e frustração pois percebem que poderiam ter vivido mais, serem mais eficientes para Deus e vivem seus últimos anos amarguradas.


Hoje visitaremos alguns conceitos que aprendemos até aqui e juntaremos algumas peças para que você mesmo as junte e encaixe a última peça que falta no quebra-cabeças da sua vida.

 

 

SOMANDO AS PEÇAS DO PROPÓSITO

 

Todos conhecemos a história de José, amado pelo seu pai despertou a ira de seus irmãos que passaram a odiá-lo pelo simples fato de ser quem era.
A sua vida é um desenrolar de calamidades que se originam no fato de seus irmãos um dia resolverem vendê-lo como escravo.


Hoje, sentados e vendo o final dessa história temos a facilidade de ver o caminho que Deus utilizou para fazer dele o governador do Egito.


Mas quando avaliamos cada situação dessas isoladamente, nos colocando em seu lugar e vivendo a dor de cada momento, poderíamos facilmente entrar em crise.
Como alguém temente a Deus vira escravo, é caluniado e desce à masmorra do Egito?


É exatamente desse ângulo que vemos nossa vida, peça a peça, e quando vemos o quadro inteiro, já estamos no fim dela.


É preciso ver que em cada etapa da vida, Deus vai somando experiências, graça, resiliência e coragem a José para que ele se mantenha integro a Seus princípios e só depois disso ocupasse o maior cargo de liderança do Egito abaixo apenas de Faraó.


Essa forma de agir do nosso Senhor é um padrão muito comum na Biblia, é assim que acontece com Davi, com Moisés, com Rute, com Ester (Et 4.13,14).


No desenrolar da vida, com acontecimentos bons e ruins, Deus vai lapidando seus filhos, esmerilhando as arestas para que no fim do processo eles se encaixem perfeitamente na missão que Ele tem projetado (Rm 8.28).


Paralelo a isso, o Senhor vai juntando as peças do propósito, ou seja, enquanto estava no calabouço José não tinha noção que o Faraó tinha pesadelos terriveis que o atormentavam e que buscava alguém que o livrasse desse tormento (Gn 41.1-8).


Que o copeiro que ele havia ajudado na prisão (em que outro lugar José o encontraria na condição de escravo?). falaria de seu dom diretamente a Faraó (Gn 41.9-14).
Em síntese, entendemos que de um lado o Senhor nos molda e do outro cria as situações para que nos encaixemos no seu plano.


O propósito de Deus para José era que ele fosse governador do Egito e o dotou do que era preciso para isso, levando-o pelo Seu próprio caminho.

 

 

MONTE O QUEBRA-CABEÇA

 

Ora, entendo que Deus usa esse padrão, e sabendo que vemos a vida peça a peça, podemos vislumbrar um pouco daquilo que Deus desenhou para nós e vendo enquanto vivemos, podemos ser intensos agora e no fim, ao ver o quadro geral não teremos arrependimentos, pois vivemos intensamente cada etapa da vida (2Tm 4.7).


Usando os conceitos que aprendemos anteriormente, os aplicando ao momento que vivemos, pesando o que já passamos, podemos enxergar o que Deus quer de nós.

 

Vamos lá!

 

Deus semeou você


Toda jornada tem um ponto de origem e todo salto precisa de uma base de apoio. Vemos na Biblia que nada de Deus é aleatório, todo processo se liga a outros e formam um quadro.


A continuidade do ministério de Jesus foi na Galileia entre pessoas simples, isso está ligado diretamente à família que Deus escolheu que Jesus nascesse e dos relacionamentos que Ele desenvolveu com isso.


E por que na sua vida seria diferente? Desde o seu nascimento até o fim da sua jornada, tudo foi planejado pelo Senhor para o cumprimento de Seu propósito. Marcar as pessoas que cruzarem seu caminho.

 

a) Vocação personificada

 

É a certeza de que dentro do planejamento de Deus você é exatamente como Ele quis. Davi era o menor, Sara era estéril, Paulo foi o maior missionário depois de Cristo e tinha um “espinho da carne”, e um por um assumiram momentos de grande relevância no propósito de Deus.


Você tem capacidade de ganhar e discípular uma pessoa, você tem todos os requisitos para assumir um Grupo de Vida, negar isso é dizer que Deus errou quando criou você e Ele não erra (Jo 15.16).


O problema é que nos comparamos a padrões humanos e isso é desestimulante, porque todos somos diferentes e temos qualidades distintas que somadas tornam a Igreja forte e vigorosa (1Pe 2.4,5).

 

 

b) Círculo de Relacionamentos

 

É seu campo missionário.


Deus lhe deu dezenas de pessoas que confiam em você e, mais que isso, lhe prestam total atenção.


Todos os dias você conversa, convive, dá sugestões e visita pessoas, se quiser direcionar isso no propósito divino, você se tornará um missionário extremamente eficiente.


Deus colocou essas pessoas no seu caminho para que com suas características, sua dedicação e sua vocação pessoal você possa apresentá-las a Jesus Cristo salvando suas almas da condenação eterna.


Sim, você pode e deve fazer isso.


Juntando tudo isso é claro que Deus tem em você uma arma com a qual Ele resolveu contar.


Cada indivíduo no plano divino é único e, sendo assim, ninguém fará o que você faz do mesmo jeito, pode fazer melhor, pior ou parecido, mas igual jamais.


Isso coloca você numa responsabilidade enorme diante do Senhor, porque enveredamos pela mentira do diabo de que somente os prazeres e confortos desta vida sao suficientes para uma vida satisfatória (1Co 15.19; Lc 9.26).

 

 

CONCLUSÃO 

 

Durante algum tempo eu via o propósito de Deus conflitando com minha vida pessoal, como se eu precisasse abraçar somente um, abandonando o outro, foi quando descobri que posso viver minha vida dentro do propósito, e isso me deu paz.


Os conceitos que temos aprendido mostram que neste exato momento Deus já terminou de montar o quebra-cabeça do seu propósito e você é a última peça que falta.


A Bíblia registra alguns nomes de homens e mulheres de Deus que fizeram grandes coisas, eles são importantissimos, porém a Igreja em sua grande maioria é composta de anônimos.


Muitos homens, mulheres e jovens corajosos que levaram a mensagem de Cristo a preço de sangue, muitas vezes e como numa corrida de bastão eles fizeram que essa verdade chegasse às minhas mãos. O que fazemos com isso determina a continuidade ou não do Evangelho.

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

Segunda – 2 Pedro 1:10

Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão,

 

Terça – Efésios 2:10

Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.

 

Quarta – 2 Coríntios 4:16-18

16-17 Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.


18 Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.

 

Quinta – Gênesis 41:37-39

37 O plano pareceu bom ao faraó e a todos os seus conselheiros.


38 Por isso o faraó lhes perguntou: “Será que vamos achar alguém como este homem, em quem está o espírito divino? “


39 Disse, pois, o faraó a José: “Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você.

 

Sexta – Gênesis 41:40-42

40 Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você”.


41 E o faraó prosseguiu: “Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito”.


42 Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel de selar e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço.

 

Sábado – Romanos 8:23

E não só isso, mas nós mesmos, que temos os primeiros frutos do Espírito, gememos interiormente, esperando ansiosamente nossa adoção como filhos, a redenção do nosso corpo.

 

Domingo – Gênesis 50:15-21

15 Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: “E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos? “


16-17 Então mandaram um recado a José, dizendo: “Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai”. Quando recebeu o recado, José chorou.


18 Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: “Aqui estamos. Somos teus escravos! “


19 José, porém, lhes disse: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?


20 Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.


21 Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos”. E assim os tranqüilizou e lhes falou amavelmente.

 

 

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

1 comentário em “11ª Aula – Tudo já está pronto, falta você!”

  1. O SENHOR é o mesmo e não mudou ” o padrão de Deus Gênesis 50.19-20 ” se dermos ouvido a voz do Senhor saberemos qual é a penúltima peça desse ” quebra cabeça”, José se tornou governador e seus irmãos soube, seus irmãos continuaram sendo servos porque José perdurou, hoje ainda é assim, porque Deus não mudou.

Deixe um comentário

Rolar para cima