12ª Aula – Vá, faça discípulos!

Vá, faça discípulos!

Texto base: João 1:43-50

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28.19

Introdução

Temos aprendido muita coisa nas últimas semanas, muitos conceitos que, se praticados, nos levarão a um novo momento na nossa vida espiritual.

Isso porque o discipulado é uma PRÁTICA, isso significa que quanto mais eu executo os conceitos que aprendi, mais conheço a Deus, mais me aprofundo em seus ensinos e, portanto, me torno mais maduro.

Esse processo vai aprofundando minhas raízes e consolidando minha fé, portanto, quem vive a prática do discipulado se torna um cristão mais maduro e eficiente para o Reino.

O psiquiatra americano William Glasser diz que aprendemos:


10% ao ler;
20% ao ouvir;
30% ao ver;
50% ao ver e ouvir;
70% ao debater com outras pessoas;
80% ao praticar; e
95% ao ensinar, a partir de resumos ou da estruturação do conhecimento.

 

É PRECISO DAR O PRIMEIRO PASSO

É natural que vários conflitos surjam na cabeça quando decidimos compartilhar Jesus com alguém, o medo de ser rejeitado, de não conseguir responder a todas as questões, ou simplesmente ser ignorado (Êx 4.1).

Mas esses conflitos vão desaparecendo quando iniciamos o processo, e com o passar do tempo se torna uma prática, parte da nossa cultura.
O texto que lemos narra a conversão de Natanael; vamos utilizá-lo como base para extrair alguns conceitos:

1) Filipe procura Natanael –

O sentido original da palavra é “buscar”, dando a ideia de que depois que Jesus chamou Filipe ele vai atrás do seu amigo. Fica claro que a intenção de Filipe era que Natanael se juntasse a ele como discípulo de Jesus e por isso o procurou.

Esse intento torna Filipe ainda mais eficiente, pois mesmo diante da primeira recusa do amigo, não se deu por vencido e insistiu para que conhecesse Jesus.

Procure um amigo ou amiga, comece com alguém próximo, por ter mais vínculo é ideal para iniciar o processo. Comece a conversa perguntando sobre a visão dele(a) a respeito da sua fé, do que você crê.

2) Falar de Jesus na Escritura –

Ao abordar Natanael, Filipe apresenta o Messias da Bíblia, note que ele fala:

“Aquele que Moisés e os profetas escreveram.” Mesmo que ele tenha tido uma experiência com Jesus e tivesse certeza de quem Ele era, a primeira abordagem foi pautada pelo conhecimento bíblico.

Jesus já o havia marcado de alguma forma, tanto que sua resposta à recusa de Natanael foi: “Venha e veja”, pois sabia que Jesus o impactaria por ser Ele mesmo o Filho de Deus.

Às vezes limitamos a ação do Senhor e tememos que nossas ações não tenham efeito; a confiança de Filipe é visível em suas ações.

Ao conhecer Jesus pela Bíblia, Seus ensinos, os milagres que Ele realizou e experimentar Sua companhia, tornam você um propagador eficaz de Sua mensagem. Confie, é impossível que alguém fique indiferente aos ensinos de Cristo. Apenas pregue.

3) Conduz Natanael a Jesus –

Mesmo sendo extremamente pessoal, Filipe não vai além da sua capacidade e limite, ou seja, é impossível penetrar na mente das pessoas e conduzi-las de forma intransigente a Cristo.

Há um limite de ação, Natanael se sentiu desafiado e resolveu conhecer o Mestre, mas o jovem rico preferiu dar as costas. Como temos aprendido, o Evangelho precisa ser anunciado com todo zelo, dedicação e empenho, mas a decisão é tomada de maneira particular entre a pessoa e Jesus, esta fora de nosso alcance.

Deus vai mostrar a você a forma de conduzir esse processo, você vai perceber a hora de avançar mais, de ir mais devagar e a hora de parar. Seja sensível à voz do Espírito Santo.

 

TENHA CORAGEM ESSA É A HORA

À história tem em seus arquivos nomes que mudaram o mundo e aparentemente eram pessoas comuns.

Steve Jobs inventou o Iphone e revolucionou o mercado de celulares inaugurando uma nova etapa, a dos smartphones.

O mundo é cheio de pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias, e você é uma delas, basta acreditar.

Talvez você não revolucione o mundo inteiro, mas pode mudar completamente o mundo de alguém lhe oferecendo Jesus Cristo.

Não precisa de enfeites, rodeios, como se você precisasse convencer que a pessoa precisa de Cristo, na verdade basta apenas dedicação e amor pelo Senhor, desejo de ajudar alguém e pronto, a fórmula da graça se forma e um plano de salvação começa a ser executado.

Sinta a satisfação de Filipe, da Samaritana, pessoas que se deixaram usar para que outras conhecessem Jesus Cristo e o escolhessem como Salvador de suas almas.

 

CONCLUSÃO 

Evangelho sem prática é só teoria, uma filosofia que alguns buscam e se aprofundam apenas pelo desejo de debater questões teológicas, de competir sobre quem é mais sábio (Tg 1.22-25).

O evangelho prático é diferente, é feito por pessoas que investem tempo e dedicação na missão de salvar outras, DE LHES ENSINAR a boa nova que muda, transforma e salva.

Minha oração neste momento é que essas palavras sejam potencializadas pelo Espírito Santo e que você seja tomado de uma graça, de uma força, da paixão de salvar vidas e conduzi-las a Cristo.

Quando se começa, pode ter certeza nunca mais se quer parar, pois você é uma árvore frutífera que está plantada junto ao trono da graça, onde corre um rio de água viva, suas raízes estão regadas e sempre no tempo certo dá seus frutos.

 

REFERÊNCIAS

Segunda – Mateus 28:16-20

”Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia designado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.“

Terça – Atos 2:41-43

”Então os que aceitaram a palavra de Pedro foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos.“

Quarta – Atos 8:1-4

”E Saulo consentia na morte de Estêvão. Naquele dia, teve início uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e da Samaria. Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram grande lamentação por ele. Saulo, porém, queria destruir a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres, lançando-os na prisão. Enquanto isso, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra.“

Quinta – Tiago 1:22-25

”Sejam praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando a vocês mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se àquele que contempla o seu rosto natural num espelho; pois contempla a si mesmo, se retira e logo esquece como era a sua aparência. Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.“

Sexta – João 16:8-11

”Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.“

Sábado – Mateus 28:16-20

”Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes havia designado. E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns duvidaram. Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: — Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.“

Domingo – João 1:43-50

”No dia seguinte, Jesus resolveu ir para a Galileia e encontrou Filipe, a quem disse: — Siga-me. Esse Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.

Filipe encontrou Natanael e lhe disse: — Achamos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José. Então Natanael perguntou: — De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Filipe respondeu: — Venha ver!

Jesus viu Natanael se aproximar e disse a respeito dele: — Eis um verdadeiro israelita, em quem não existe fingimento algum!

Natanael perguntou a Jesus: — De onde o senhor me conhece? Jesus respondeu: — Antes de Filipe chamá-lo, eu já tinha visto você debaixo da figueira.

Então Natanael exclamou: — Mestre, o senhor é o Filho de Deus! O senhor é o Rei de Israel! Ao que Jesus lhe respondeu: — Você crê porque eu disse que tinha visto você debaixo da figueira? Pois você verá coisas maiores do que estas.“

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

Deixe um comentário

Rolar para cima