6ª Aula – A Prática da Missão

A Prática da Missão

Texto base: João 15: 1-8

 

“E ele lhes disse: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15

 

INTRODUÇÃO

Passamos parte da nossa vida na escola e faculdade. 

Quase duas décadas de aprendizado, treinamento e amadurecimento intelectual; em tese, estaremos prontos para o mercado de trabalho por volta dos 22 ou 23 anos. 

A ideia é que, o que apreendemos seja efetivado em ações práticas e possamos usufruir de todo esse tempo transformando conhecimento em ação, resultado. 

Na vida espiritual não é diferente, pensar que o que aprendemos serve somente para nosso crescimento é uma ideia egoista e herética. 

O conhecimento é o arco, nós somos a flecha que entesados por Deus encontram o alvo que é a missão.

O Evangelho não foi feito apenas para ser estudado, como um livro teórico, é para ser vivido, um manual prático de como ser discípulo, um mapa que ensina a viver o que Deus pensava sobre você quando o criou e o dotou de talentos e capacidades.

 

DANOS DA CULTURA RELIGIOSA

Inconscientemente absorvemos alguns conceitos que não são biblicos e que dificultam nosso crescimento e desenvolvimento como discipulo. 

Pensamentos nascidos de uma cultura de religiosidade, onde o objetivo é o bem-estar da alma, “conformada” com atividades que dão a falsa sensação de crescimento, mas que não produzem amadurecimento, desenvolvimento ou piedade (Mt 15.8,9). 

(Mt 15.8,9)

Basta fazer um exercício bem simples; quando verificamos a autenticidade de uma nota, a levantamos contra a luz e focamos nos detalhes que a fazem original, ela pode ser igual a outra, mas o detalhe que só a original tem é que determina sua autenticidade. 

Faça um confronto da sua vida religiosa com a missão da Igreja, salvar vidas e gerar discípulos, suas atividades, funções e pensamentos estão alinhados a esse propósito?

(Mc 16.15,16; Mt 28.18-20)

É esse detalhe que dará autenticidade bíblica ao que você faz, não quantos cargos ou funções você ocupa, ou seja, não é a quantidade de coisas que você faz, mas se essas coisas estão dentro da missão que Deus nos salvou para fazer.

 

CONHEÇA E ENTENDA A MISSÃO

A missão consiste em transmitir a mensagem do evangelho às pessoas, começando pelo nosso círculo de relacionamentos. 

Ensinar às pessoas o plano da salvação, conduzi-las a Jesus e dar os primeiros passos com elas no discipulado e ser um parceiro da Igreja nesse processo. Que mensagem é essa que você precisa compartilhar? vamos falar sobre O PLANO DA SALVAÇÃO.

João 3.1-21

 

A – Todos somos pecadores (v.18)

A desobediência de Adão abriu a porta de entrada do pecado ao mundo, e com isso toda a criação foi manchada. 

Somos incapazes de nos libertar sozinhos desse mal e ele nos conduz à perdição, pois estamos condenados (Gn 3.8-24; Rm 5.12).

B – Jesus é o elo que me une a Deus (v. 16)

Era preciso que um justo morresse e pagasse pela culpa do homem, porque está escrito: “A alma que pecar, essa morrerá” (Ez 18.4). 

Deus então envia Jesus Seu único Filho, em forma humana, para que vivendo entre os homens pudesse “pagar” a divida de Adão e reconciliar a humanidade que havia se afastado dEle (Rm 5.18,19).

Por isso Jesus é chamado de Cordeiro de Deus por João Batista, porque Ele era o sacrifício para perdoar toda a humanidade limpando-a do pecado (Jo 1.29; Cl 1.19-22).

 

É PRECISO SE ARREPENDER E CRER NO SACRIFÍCIO DE JESUS PARA SER SALVO POR ELE (VV. 14,15)

 

A salvação é conseguida quando entendemos, acreditamos, aceitamos o sacrifício de Jesus e nos arrependemos de termos vivido longe dessa verdade (At 2.37,38; Ef 2.1).

Mesmo sendo bons cidadãos, o ato de ignorar esse sacrifício colocava você na leva dos condenados que não creem, ainda que seja por ignorância.

O evangelho então é o remédio de Deus para o pecado no qual fomos gerados, quem até agora não entendeu, ainda possui uma doença silenciosa que matará sua alma e a condenará à danação do inferno (1Jo 2.2; Cl 1.13,14). 

1Jo 2.2; Cl 1.13,14

Por isso é preciso se arrepender, deixar a vida de pecado e abraçar o sacrifício de Jesus vivendo segundo Seus preceitos para obter a vida eterna ao Seu lado (Rm 10.9,10).

 

UM EXÉRCITO DE ANONIMOS

Basta conhecer o plano acima e ensinar as pessoas; faça isso de maneira sutil, entenda que você esta compartilhando uma verdade eterna que pode salvar ou condenar a alma de quem lhe ouve. 

Não se importe com o reconhecimento das pessoas, elogios ou algo nesse sentido, lembre-se, o mais importante é que essa pessoa precisa que alguém lhe apresente a verdade, e se Deus a colocou no seu caminho, você tem tudo que precisa para conduzi-la a Jesus Cristo.

 

CONCLUSÃO 

Em dado momento, Jesus pergunta: 

“Quem as pessoas dizem que eu sou?” As respostas foram as mais diversas possíveis, isso porque cada um criou a imagem que bem entendia do Mestre. 

Nós, que somos discípulos, devemos anunciar o Jesus da Biblia, Seus feitos, Seu amor, Sua justiça. 

Isso da mesma maneira que Ele sempre fez, com amor, sem intransigência ou estupidez. Todas as vezes que o Mestre foi apresentado da maneira correta as pessoas vieram ao Seu encontro e foram salvas por Ele.

Agora é a sua vez de mostrá-Lo às pessoas; lembre-se, sua missão é fazer as pessoas O conhecerem e saber que somente Ele pode salvá-las. Vá em frente, salve vidas!

 

REFERÊNCIAS

 

Segunda – Mateus 15

8 Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. 

9 Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens. 

 

Terça – Marcos 16  

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. 

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

 

Quarta – Mateus 28 

18 Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.

19 Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,

20 ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

 

Quinta – Romanos 5

12 Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

 

Sexta – Romanos 5

18 Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

19 Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

 

Sábado – Colossenses 1  

13 Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

14 em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.

 

Domingo – João 15 

1 “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

2 Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

3 Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

4 Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

5 “Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

6 Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados.

7 Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

8 Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

 

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

Deixe um comentário

Rolar para cima