2ª Aula – Ciclo do Discipulado

CICLO DO DISCIPULADO

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.” Colossenses 1.10

 

INTRODUÇÃO

A vida é feita de ciclos, etapas que começam e terminam na nossa vida. 

É muito importante tentar entender em que parte desses ciclos você está para não querer prolongar algo que já acabou ou finalizar algo que ainda precisa continuar. 

O discipulado é um ciclo, precisa ser completado para que você atinja a plenitude do que Deus projetou para sua vida. 

Saber se reconhecer nas etapas desse ciclo lhe darão a capacidade de avançar, crescer e entender cada momento, mas é preciso enxergar pela ótica de Deus. 

Hoje veremos as etapas do ciclo e identificaremos em qual delas você está e o que deve fazer para concluir o ciclo tornando-se um discípulo completo.

 

RECEBENDO A MENSAGEM

Note que Jesus fala que a semente é lançada para todos, mesmo que os resultados sejam diferentes a oportunidade é igual. 

A terra que frutificou absorveu a semente e o resultado é a formação de raízes que vão crescendo deixando claro que a semente vingou. 

Do ponto de vista da conversão, representa a pessoa que ouvindo a mensagem é impactada por ela a tal ponto que tais ensinos vão crescendo, deixando de ser apenas palavras começando a mudar convicções, vontades, reconfigurando os valores dando uma nova visão sobre a vida (Atos 2.37,38; Lc 19.8,9). 

É um despertar, os olhos se abrem do transe do pecado, o pecador se vê em seu estado caído e busca desesperadamente a Deus (Ef 2.1; Cl 2.13), caindo rendido a seus pés. Esse nasceu de novo.

 

AMADURECER É CONSOLIDAR 

O discípulo precisa ter compromisso pessoal com os ensinos de Jesus, e isso vai além da agenda denominacional e religiosa (Ef 4.15,16; CI 1.10). 

Significa que a paixão do primeiro encontro com Cristo deve se solidificar se transformando em um relacionamento maduro, transparente, de pleno respeito e total submissão aos desígnios do Mestre

Isso se dá por ENTENDER A BÍBLIA (lendo e ouvindo pregações), ROTINA DE ORAÇÃO e VIDA PRÁTICA DEVOCIONAL (2 Tm 3.16; Ef 6.18; Tg 1.22). 

Conforme esse processo aumenta, a essência do conhecimento do Senhor vai substituindo os desejos infames e as práticas pecaminosas, deixando você cada dia mais e mais parecido com o Mestre (1Co 11.1; Fp 3.17). A segurança em Cristo é consolidada nessa etapa.

 

FRUTIFICAR

Não é esforço para uma videira dar uva, pois faz parte de sua essência, é, portanto, algo natural. Da mesma maneira um discípulo deve fazer outros discípulos (Mc 16.15-18; Atos 1.8), pois uma vez que a fé foi consolidada, amadurecida, nos sentimos confortáveis em qualquer ambiente e naturalmente compartilhamos Jesus com outras pessoas (Atos 8.4; 11.19-21). 

E é engano achar que só evangeliza quem sai pelas ruas, ou prega em praças; se o intuito é compartilhar lembre-se que conversamos com pessoas todos os dias, amigos, parentes, vizinhos, essas pessoas fazem parte do nosso círculo de relacionamentos e, portanto, podemos compartilhar o que temos aprendido e vivido com Cristo a todos eles. 

E naturalmente orar, jejuar e investir na conversão dessas pessoas.

 

CONCLUSÃO

Esse ciclo é muito claro na vida dos discípulos e o meio pelo qual Jesus perpetuou a mensagem do Evangelho.

Uma vez completo, todo crente tem a capacidade de salvar e discipular uma pessoa, transmitindo vida e gerando outro discípulo e como uma árvore frutífera, a cada etapa da vida ele produz frutos, novos discípulos, em um ciclo contínuo de salvação e edificação de outras pessoas. 

Desafie-se a frutificar, direcione sua atenção, ganhe, discipule e apresente pessoas a Jesus, tenha certeza que isso se tornará um hábito na sua vida, afinal, frutificar faz parte da sua essência de discípulo.

 

REFERÊNCIAS

Segunda – Lucas 19:8; 9

E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.

 

Terça – Atos 2:37; 38

E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, em remissão de pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

 

Quarta – Efésios 4:15; 16 

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

 

Quinta – Lucas 8:10-15

10 E ele disse: A vós vos é dado conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros por parábolas, para que vendo, não vejam, e ouvindo, não entendam. 

11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; 

12 E os que [estão] junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo; 

13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas creem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; 

14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 

15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.

 

Sexta Marcos 16:15-18 

15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 

16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. 

17-18 E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e sararão.

 

Sábado – Atos 11:19-21

19 E os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus. 

20 E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. 

21 E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.

 

Domingo – Colossenses 2:13

E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas,

 

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

Deixe um comentário

Rolar para cima