4ª aula – Como fazer Discípulos? Parte 1

COMO FAZER DISCÍPULOS 1ª Parte

Texto base: Atos 11:19-26

 

“Jesus ensina: assim como eu vos amei, também deveis amar uns aos outros.” João 13.34

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Ef 6:18

 

INTRODUÇÃO

O que vem à sua mente quando ouve a frase: Vá, faça discípulos? Imediatamente surge o medo de ser incapaz de realizar essa ação, de não saber o suficiente e não ter as ferramentas necessárias. 

Isso acontece porque absorvemos um conceito errado a respeito desse tema, ao nosso inconsciente vêm logo questões teológicas complexas, respostas dificeis de responder e de imediato travamos. É preciso olhar o discipulado sob uma outra perspectiva. 

É lógico que você precisa conhecer a Biblia, seus conceitos, mas parte desse conhecimento você ja tem, em síntese, todo cristão maduro está preparado para levar qualquer pessoa a Cristo e ajudá-la a dar seus primeiros passos na fé. Veremos a partir de hoje o passo a passo do processo de como fazer discípulos.

 

TENHA EMPATIA E COMPROMISSO

Empatia é se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria. 

Para cumprira missão de Cristo, fazer discípulos, precisamos entender que nosso amor a Deus é revelado ao investirmos na vida do próximo (Lc 10.33-37). 

Não é fácil nascer de novo, é preciso entender que o processo pode ser lento e doloroso até que a pessoa que você está discipulando abandone completamente a antiga vida (Tt 2.11,12). 

Mas investir em vidas sempre dará resultado, como uma criança que inicia sua nova vida e tem todos os desafios para poder crescer e se consolidar aos poucos. 

O ensino, a oração e o acolhimento vão nutrindo a natureza espiritual gerando um discípulo naquele que se converteu. (1Pe 2.1-5)

 

ENTENDA SEU PAPEL E OBJETIVO

O seu papel é fundamental, pois no discipulado você é uma das alavancas que Deus aciona no processo de formação do discípulo (Mt 28.19,20).

Para que uma pessoa se converta e se consolide na fé é necessário alimentá-la da cultura bíblica e isso se faz com transmissão de conhecimento em um ambiente de comunhão e acolhimento, esses elementos são nossa responsabilidade, uma vez que a conversão efetiva é feita por Deus através do Seu Espírito (Jo 16.8). Por isso precisamos nos preparar nas duas dimensões:

Espiritual – Orando, jejuando e apresentando a pessoa que queremos cuidar, rogando ao Senhor que venha convertê-la e nos dê sabedoria para ser instrumento para consolida-la (Ef 6.18,19).

Material – Precisamos ser intencionais naquilo que queremos atingir, ou seja, nos preparar para compartilhar da maneira mais eficiente possível o conhecimento que temos.

Utilizar as conversas aleatórias que temos com nossos amigos, parentes e vizinhos direcionando-as para a conversão e sua consolidação (At 17.23-28,32-34).

 

CONCLUSÃO

Fazer discípulos é investir tempo e dedicação na vida de alguém, não é aleatório ou obra do acaso. Como discípulos de Jesus devemos entender que esse processo se desenvolve em duas dimensões, a física e a espiritual.

Como mordomos devemos abraçar o lado que nos cabe, começar investindo em vidas que fazem parte do nosso circulo de relacionamentos, transmitindo-lhes conhecimento de Deus e nossa devoção imprimindo o caráter de Jesus Cristo. Então, vamos fazer discípulos!

 

 

REFERÊNCIAS

Segunda – Atos 11.19-26

Os crentes são chamados cristãos 

19 Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

20 Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

21 A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

22 Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

23 Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

24 Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

25 Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo

26 e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

 

Terça – Lc 10.33-37  

33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.

34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.

35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

36 “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? “

37 “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.

 

Quarta – Mc 16.16-18  

16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.

17 Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas;

18 pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

 

Quinta – Atos 17.23-28

23 pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

24 “O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

25 Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.

26 De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.

27 Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós.

28 ‘Pois nele vivemos, nos movemos e existimos’, como disseram alguns dos poetas de vocês: ‘Também somos descendência dele’.

 

Sexta – 1Pe 2.1-5

1 Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

2 Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação,

3 agora que provaram que o Senhor é bom. 

4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —

5 vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

 

Sábado – Ef 6.18,19  

18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

19 Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do evangelho,

 

*Domingo – Atos 17.32-34* 

*Uns debocham, outros crêem* 

32 Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”.

33 Com isso, Paulo retirou-se do meio deles.

34 Alguns homens juntaram-se a ele e creram. Entre eles estava Dionísio, membro do Areópago, e também uma mulher chamada Dâmaris, e outros com eles.

 

__________________________________

“O conteúdo disponibilizado nesta publicação, é protegido por direitos autorais e é de propriedade da SEREP. Qualquer reprodução, distribuição ou utilização sem autorização prévia por escrito é estritamente proibida e sujeita a penalidades legais.”

Acesse o site abaixo e adquira os Materiais Impressos pela SEREP.

https://www.lojaicpi.com.br/

 

Deixe um comentário

Rolar para cima