Manual de Batismo

2ª Lição – A Salvação

Texto chave: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

Introdução

De todas as decisões que tomamos na vida, nada é tão importante para nos conduzir a uma vitória sobre o pecado e a morte, do que a de receber a salvação oferecida por Deus, através do sacrifício de Jesus na cruz para nos salvar de nossos pecados e da condenação eterna

1) Entendendo sobre o Pecado

Para entendermos o plano de Deus para a salvação é necessário entendermos sobre a realidade do pecado. 

A Palavra de Deus diz que o pecado entrou no mundo através da desobediência de Adão e Eva, 

Em Romanos 5.12 diz: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”

  1. a) O pecado atingiu toda a humanidade. Em Romanos 3.23 diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.
  2. b) O salário do pecado é a morte eterna. Uma separação eterna de Deus. Em Romanos 6.23 diz: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”.
  3. c) A salvação tem dois aspectos: (1) A graça significa favor imerecido, este é o lado divino da salvação, é a obra salvadora de Jesus Cristo provida pela Sua morte expiatória para toda a humanidade (Is 53.6; 1Tm 2.6; Hb 2.9; 1Jo 2.2; Rm 3.23-25; 5.15; Ef 1.6,7; 2.5; 1Tm 1.14; 2Tm 1.9; Tt 2.11); e ,(2) o humano, que se refere a nós – indivíduos – como receptadores que devem crer em Jesus Cristo para obter a salvação (Mc 16.16; Lc 6.47-49; Jo 1.12; 3.15,16,18,19,36; 5.24; 6.40,47; 7.37,38; 11.25,26; 20.29; Atos 8.37: 16.29-31; Rm 3.21; 10.9,10; 1Jo 3.23a; 5.10-13 – comparar com Atos 7.51). Além de crer em Jesus Cristo, o homen precisa cumprir certas condições para ser salvo.

Estas condições são: Arrependimento, fé salvífica, conversão, justificação, regeneração, adoção e a santificação que culmina com a glorificação.

2) Entendendo sobre os cinco passos do Plano da Salvação. 

Quando a pessoa reconhece que é um pecador, e recebe, pela fé, a salvação oferecida por Deus através do sacrifício da cruz, neste instante inicia-se um processo divino em sua vida, que podemos chamar de “O plano da salvação”. Vamos conhecer os cinco passos deste plano maravilhoso:

1º Passo – A justificação pela fé (tornar justo) 

A Bíblia nos diz que ao receber a Cristo, todos nossos pecados do passado são perdoados por intermédio do sacrifício de Jesus na cruz. Romanos 5.1 e 8 diz:

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo…, Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”.

Primeira João 1.7 diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está, teremos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”

Assinale com um “X” a reposta certa. 

O que nos purifica de todos os nossos pecados?

(  ) O batismo

(  ) sangue de Jesus Cristo

2° Passo – A santificação (separado para Deus).

Após o pecador ser justificado, o Espírito Santo vem morar no cristão, e a partir daí se inicia uma obra importantíssima que é a santificação. 

A santificação é obra do Espírito Santo, que moldará o caráter de Cristo no cristão obediente. 

Em 2 Tessalonicenses 2.13 lemos: “Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade'”. 

Em 1 Tessalonicenses 5.23 encontramos: “Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês sejam conservados irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 

Hebreus 12.14 diz: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santificação ninguém verá o Senhor.”

Leia 1 Coríntios 3.16,17 e responda: O que Deus fará com quem destruir o seu corpo?

3º Passo – A adoção (assumir como filho). 

Antes de nós nos arrependermos de nossos pecados e entregar nossa vida a Jesus, nós éramos “criaturas” de Deus e não filhos. 

Pois a Bíblia diz que Deus só tem um filho, que é Jesus, todos os outros são criaturas de Deus. 

Mas a Palavra de Deus também nos mostra que após nossa conversão, deixamos a posição de criaturas para nos tornarmos filhos adotivos de Deus. 

A partir daí nossos nomes são colocados no Livro da Vida, mas se nos afastarmos, nosso nome será riscado do Livro da Vida, e no dia do julgamento final, se nosso nome não estiver neste livro, seremos condenados ao lago de fogo (Ap 20.15; 21.27).

João 3.16 diz que Jesus é o único Filho legítimo de Deus: “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. 

Marcos 16.15 diz que o indivíduo sem Jesus é criatura – “Ide e pregai o evangelho a toda criatura, quem crer e for batizado, será salvo, quem não crer será condenado”. 

João 1.11,12 diz que: (Jesus) “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam e que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus.” 

Romanos 8.15: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”.

Responda: O que éramos de Deus antes de aceitarmos a Jesus e o que nos tornamos após a conversão?

Antes:  ___________________

Depois: ___________________

4° Passo – A regeneração (renascimento da parte perdida). 

No momento da decisão por Cristo, inicia se no cristão o processo de renascimento. Jesus afirmou que para alguém realmente ser salvo, tem que nascer de novo. 

Novo nascimento é sinônimo de que a vida começa ao aceitarmos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossa vida. 

Pois, a parti daí, nossos olhos espirituais foram abertos, e renunciamos nossos conceitos para viver nos princípios de Cristo.

Leia: João 3.3-5 – “Em resposta, Jesus declarou:

‘Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo’. Perguntou Nico-demos: ‘Como alguém pode nascer, sendo velho?” É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! ‘Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito'”. 

Abra a Bíblia e entenda o que é uma mudança de vida – Efésios 4.22-32.

O novo nascimento é uma mudança interna na vida da pessoa que admite Jesus como Senhor e passa a obedecê-Lo. 

Esse novo nascimento é o que determina quem pode e deve ser batizado.

Se você já reconheceu que é pecador, acreditou que Jesus morreu por seus pecados, ressuscitou, está assentado à direita de Deus Pai intercedendo por você, O recebeu como Senhor e Salvador pessoal, e está vivendo em novidade de vida, você pode ser batizado!

5° Passo – A glorificação (transformação do corpo).

A glorificação será o ponto culminante da nossa salvação. E acontecerá na volta de Cristo para buscar a sua igreja. 

Neste dia nosso corpo que carrega o pecado será transformado em um corpo incorruptível e imortal.

Em 1 Tessalonicenses 4.16,17 diz: “Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois disso, os que estiverem vivos serão arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.”

Em 1 Coríntios 15.51-55 diz: “Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos (morre-remos), mas todos seremos transformados, num momento, em um abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.”

 

Conclusão;

Concluímos que a maior de todas as vitórias que um ser humano pode obter, é conhecer o plano de Deus para sua salvação e se entregar totalmente a ele, pois sem Jesus não há salvação.

Atos 4.11,12: “Este Jesus é a pedra que vocês /os judeus), construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu, não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.

 

Ministração:

Oremos agradecendo a Deus pelo seu maravilhoso plano de salvação, pelo privilégio de termos conhecido Jesus Cristo como Salvador, pela remissão dos nossos pecados e pedindo que jamais o nosso nome seja apagado do Livro da Vida, mas que sejamos perseverantes e fiéis até o fim, e que em sabedoria e graça possamos ensinar as outras pessoas sobre esta maravilhosa mensagem.

 

Aplicação

Quem você deseja que seja salvo por Deus? Ore por eles agora e, se possível, vá até eles e pregue sobre a salvação.

 

Faça suas anotações:



Voltar para sala de membros

Deixe um comentário

Rolar para cima